6 dicas para herdeiros terem sucesso na empresa da família

Avaliação:

(5 Avaliações)

Por Redação SM - 14/02/2017

Ansiedade e excesso de cobrança e de confiança podem prejudicar a carreira dos jovens sucessores. Saiba o que fazer

 

Juliette Johnson, consultora londrina especializada em empresas familiares, lista seis regras para os membros da futura geração de empreendedores que buscam construir uma carreira de sucesso na empresa da família. Juliette, que também é parceria da consultoria internacional PwC, busca ajudar essas organizações e seus herdeiros a gerenciar os desafios e as tensões de um processo de sucessão. Afinal, esse é um momento que pode ser bem conturbado e afetar o futuro das companhias caso não seja bem planejado. E, parte desse planejamento, depende muito dos sucessores. As dicas estão no estudo Grandes Expectativas: a futura geração de líderes de empresas familiares, da  PwC .

1 – Prove e comprove
Quando estiver na universidade e nos seus primeiros empregos, tente preservar os vínculos com a empresa familiar. Mantenha-se informado sobre como ela está evoluindo e sobre as tendências e problemas com os quais está lidando. Adquira experiência nas férias. Encontre maneiras de se manter conectado sem se comprometer – em outras palavras, saiba como é trabalhar lá, conheça a cultura e o tipo de cargo que você pode ambicionar no futuro. Estágios durante as férias da faculdade são um ótimo exemplo.

2- Assuma um cargo apenas quando estiver qualificado para ele
A última coisa que alguém da futura geração precisa é a especulação sobre a existência de ‘cargos para os filhos’ (ou filhas). Verifique se o processo de recrutamento é transparente e se há uma função clara a ser desempenhada. E a função deve ser sempre algo de que a empresa precise, não algo inventado apenas para envolver você. Certifique-se de que o seu papel esteja claro desde o início e que seja bem entendido na empresa. 

3- Esteja consciente do seu próprio comportamento
Você pode entender que será alvo de análise minuciosa dos seus colegas na empresa – talvez não seja justo, mas é um fato, mas você precisará lidar com isso. Por exemplo, eles não o convidarão para beber algo depois do trabalho se quiserem reclamar do chefe, e alguns tentarão fazer amizade apenas por interesse. É difícil saber usar todos esses diferentes chapéus – empregado, dono herdeiro. Portanto, esteja ciente de como as pessoas o veem, mas não deixe que isso o atrapalhe. Desenvolva sua própria ‘marca’ e sua ética de trabalho. 

4- Não coloque pressão sobre si mesmo
O fato de ser um membro de família não significa que você ‘deve’ avançar até o topo e integra a administração, mais do que deveria se estivesse trabalhando em outro tipo e empresa. A ambição é grande, mas quanto maior e mais complexa a empresa ficar, mais desafiadora essa aspiração pode se tornar. Não deixe que o seu sobrenome crie expectativas irrealistas (suas ou em qualquer outra pessoa).

5- Insista em receber uma avaliação adequada
Um número grande de membros da futura geração com as quais trabalhei nunca teve uma avaliação adequada em sua empresa familiar, embora, sem dúvida, isso seja ainda mais necessário no caso deles. Como você poderá crescer e se desenvolver se não receber um feedback honesto e equilibrado? Vi muitos chefes de família fazerem principalmente críticas negativas sobre seus filhos com medo de favorece-los ou porque supunham que eles já desconheciam os pontos positivos, quamdo, na verdade, nunca expusearam com clareza esses aspectos.

6- Comunique, comunique, comunique
Parece algo óbvio, mas os desafios de equilibrar a vida pessoal e profissional tornam ainda mais importante a capacidade de falar de forma franca e honesta sobre questões de negócios. A sucessão é a questão mais óbvia – muitos dos integrantes das gerações mais velhas simplesmente não querem pensar nesse assunto, seja porque não estão prontos para deixar o negócio, seja porque isso significa fazer escolhas entre seus filhos. Mas essas questões precisam ser debatidas e planejadas. Quanto mais tempo isso demorar, mas difícil será.

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

Para Páscoa, qual é a sua expectativa de vendas?

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade