Parceria aumenta em 4 vezes vendas de carne nobre

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Por Adriana Silvestrini - adriana.silvestrini@sm.com.br - 04/04/2016

Supermercado Hirata e Frigol implantaram um programa que visa melhorar a eficiência e a rentabilidade do açougue

Quem nunca teve problemas no açougue que atire a primeira peça de filé mignon! O trocadilho poderia terminar dessa maneira bem-humorada, se a realidade de muitos açougues de supermercados não fosse bem diferente. Em muitos casos, a confusão no setor é tanta que fica difícil encontrar qualquer corte que o cliente esteja procurando. E isso pode levar a grande prejuízos. Afinal, o setor responde por 13,4% do faturamento bruto de uma loja, segundo dados do Ranking de Supermercados de SM. Cientes da importância das carnes para as vendas, o Supermercado Hirata, loja independente na cidade paulista de Lins, e o Frigorífico Frigol firmaram uma parceria que já rendeu bons resultados para ambas as partes.

Tudo começou a partir das constantes queixas que representantes do Frigol – que atende todos os formatos do autosserviço alimentar – recebiam dos varejistas. De acordo com Dorival Jr., gerente comercial cooperativo do frigorífico, os supermercadistas reclamavam da falta de mão de obra especializada e da qualidade nos produtos, perdas corriqueiras, exposição equivocada e problemas na higienização do local. “Diante disso, vimos uma oportunidade de oferecer um serviço melhor e mais completo no ponto de venda. Com o nosso know how, desenvolvemos um projeto que funciona como uma consultoria dentro do supermercado”, afirma o executivo. Assim, em dezembro de 2014, surgiu o projeto Açougue Completo.

Segundo Dorival, o programa é um serviço exclusivo para parceiros do frigorífico. Tem como objetivo melhorar a experiência de compra dos consumidores, criar diferenciais para aumentar vendas e fortalecer a imagem da empresa. Além dos produtos da linha Premium Angus Beef Frigol, o Açougue Completo contempla as demais linhas de carnes do fornecedor, incluindo a Chef  (carnes nobres de suínos, cortes temperados e especiais para churrasco), a Frigol (ideais para o dia a dia) e a Jerked Beef (carne seca), além de embutidos, como linguiça de pernil suíno e toscana, carne ovina e frangos.

Antes de aderir ao programa, o Supermercado Hirata já trabalhava com a linha Angus Beef, mas não padronizava os cortes das carnes. De acordo com Marco Antonio Nunes Francisco, diretor comercial da loja, a Frigol propôs a implantação do projeto em março de 2015. “Vimos uma chance de aumentar as vendas, pois a Angus já tinha uma boa aceitação do consumidor. Mas, com o programa, aprendemos a trabalhar com um corte específico e vislumbramos ganho na rentabilidade”, afirma Francisco.

Ainda segundo o diretor do Hirata, antes da parceria, a participação da linha Angus no açougue era de 7% das vendas. Com o projeto em ação, subiu para 28%, ou seja, quatro vezes mais. “As filas no açougue também diminuíram, porque os cortes passaram a ser acomodados em expositores. As perdas caíram e aumentamos a rentabilidade”, explica Francisco. Periodicamente, a equipe da Frigol realiza visitas à loja para acompanhar a execução do projeto.

Com a ajuda do fornecedor, o Hirata também mudou a organização dos produtos nos refrigeradores. A exposição passou a ser verticalizada, formando blocos de cima para baixo no local. Os cortes da linha Angus passaram ainda a ser embalados em bandejas pretas para se destacar das demais, que são acomodadas em amarelas. O diretor do Hirata ressalta ainda a acuracidade da Frigol na entrega. “Os pedidos chegam sempre na data prometida”, completa.

O passo a passo do Açougue Completo

1 – O fornecedor realiza uma consultoria no açougue do varejista, levantando os principais gargalos, dificuldades e desafios.

2- É feito um relatório dos pontos fortes e fracos. Em conjunto com o proprietário, define-se um plano de ação para tornar o local mais prático, bem distribuído e agradável aos consumidores.

3- Os funcionários do açougue são treinados para melhorar a operação do setor. “O objetivo é valorizar a qualidade dos cortes, ensinar o posicionamento correto, a toalete e a apresentação da carne. Tudo isso é importante para criar uma experiência diferente e a satisfação dos consumidores. Eles precisam ser surpreendidos ao ir ao açougue”, completa Dorival, da Frigol.

4- O frigorífico coloca uma equipe especializada à disposição do varejista nos primeiros três meses. Durante esse período, os colaboradores passam por reciclagem e adquirem novos conhecimentos. O local também é repaginado.

5- Após os primeiros três meses, o fornecedor passa a fazer visitas quinzenais. “O acompanhamento só termina se o Frigol e o supermercado desistirem da parceria”, diz o gerente comercial do frigorífico.

Expansão do projeto

Além do Supermercado Hirata, o Açougue Completo já foi implementado em 30 lojas de redes distribuídas pelo interior de São Paulo (Lençóis Paulista, Campinas, Americana, Limeira, Rio Claro, Piracicaba, Bauru, Marília e Guararema) e também em São Luís, capital do Maranhão. Segundo Dorival, a Frigol planeja aumentar o número de lojas participantes neste ano. “Desde que começou o projeto, crescemos 40% nas vendas dos produtos da linha Angus nos supermercados”, conclui o gerente do Frigol. 

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