Por que o consumidor rejeita sua loja

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Por Redação SM - 29/09/2016

Conheça os fatores que afastam o shopper e os que mais atraem, conforme pesquisa da Kantar Worldpanel

 

Filas e falta de competitividade são as principais razões para o shopper não frequentar uma loja, independentemente do formato, segundo estudo divulgado recentemente pela Kantar Worldpanel, com dados do primeiro semestre de 2016. No hipermercado, o segundo fator de rejeição é sujeira, enquanto no atacarejo é ruptura. Já nos supermercados e no varejo tradicional, essa posição é ocupada por experiência ruim na loja (serviço, lotação, bagunça). 

Apesar da crise econômica, o primeiro motivo que leva o brasileiro a escolher um estabelecimento não é preço. Os atributos variam conforme o formato e, portanto, a “missão” do shopper com aquela compra (abastecimento, reposição etc). Tanto no hipermercado quanto no cash & carry o estacionamento é a fator mais citado devido às compras serem maiores. Na sequência, vêm sortimento (nos hiper) e preço, no caso do atacarejo. 

Marca é a primeira razão para o shopper escolher uma loja de supermercado, enquanto num varejo tradicional prevalece a confiança. Em ambos, o segundo critério de escolha é o estacionamento. Convém lembrar que esses são formatos voltados principalmente à compra de conveniência. 

O estudo da Kantar Worlpanel também identificou que algumas categorias estão presentes na cesta do shopper em mais de uma missão de compra. A cerveja, por exemplo, está mais presente quando o objetivo do consumidor é reposição. Nesse caso, a penetração da categoria é de 48,5%. Na compra de abastecimento, a bebida está presente em 41,4% dos casos, na de proximidade em 35,3% e, quando há uma necessidade específica, 6,8%. 


Presença das categorias nas diferentes missões de compra
(% de penetração)

Objetivo da compra

Cerveja

Biscoito

Shampoo

Sabão em pó

Abastecimento

41,4%

94,2%

70,6%

91,7%

Reposição

48,5%

93,8%

63,1%

82,4%

Necessidade específica

6,8%

19,1%

2,6%

4,3%

Proximidade

35,3%

65,6%

39,7%

39,0%

 

 

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