Supermercados precisam fazer revolução digital

Avaliação:

(10 Avaliações)

Por Redação SM - 08/03/2017

Segundo especialista, há muitas soluções que permitem melhorar a experiência de compra. O recém-lançado supermercado sem checkout da Amazon é um exemplo


Novas tecnologias pipocam a toda momento no mercado. Cabe ao supermercado, a partir da sua estratégia, definir as que podem ajudá-lo a melhorar a experiência de compra oferecida aos consumidores. Segundo Maurício Trezub, diretor de e-commerce da TOTVS, o setor supermercadista passou por uma intensa estruturação até chegar aos formatos que mais fazem sentido para os diferentes públicos – super, atacarejo, loja de proximidade etc. “O setor agora precisa viver uma nova fase: a transformação digital dos seus negócios”, afirma. 

Para o especialista, é com esse foco que o varejo alimentar deve olhar para o cliente. Ele afirma que diversas mudanças estão em curso e muitas soluções já são viáveis. Veja a seguir algumas delas: 

•    De acordo com Trezub, o consumidor está começando a se acostumar com experiências mais inteligentes, buscando conforto e agilidade, entre outros atributos. Um exemplo, diz ele, são as lojas de proximidade, na qual suas necessidades são atendidas pela proposta de conveniência. “Por que não fazer desse formato apenas o espaço físico para produtos que o cliente faz questão de escolher pessoalmente e abrir um canal de compra mensal para os itens mais pesados, por exemplo, via e-commerce?”, sugere. O especialista acredita que isso criaria uma experiência agradável. Também é viável do ponto de vista de negócios e de tecnologia, uma vez que já existem ferramentas disponíveis no mercado. 
•    Outra possibilidade é adotar o drive-thru, que tem sido bem-aceito no exterior. Algumas redes nacionais já lançaram o serviço
•    Trezub também cita o recém-lançado Amazon Go, supermercado sem checkout. “Já estão disponíveis dash buttons para compra de produtos específicos. “Basta colar o botão em cima da máquina de lavar, por exemplo, e, com um toque, receber o sabão em pó em casa. A ferramenta é responsável por acionar a rota do centro de distribuição (ou loja) à porta do consumidor.

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

Com a nova lei trabalhista, você acha que os processos movidos por funcionários vão:

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade