Você tira o melhor do tabloide da sua loja?

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Por Redação SM - 10/02/2017

Saiba como ampliar resultados com essa ferramenta, que chega a representar 27% das vendas de um supermercado


Do total de vendas de um supermercado, os tabloides chegam a representar 27% das vendas. Daí a importância de trabalhar essa ferramenta de maneira estratégica, o que nem sempre acontece. O planejamento envolve a definição do posicionamento, objetivos, layout, conteúdo. Sem isso, a execução fica comprometida. Veja a seguir um passo a passo para montar um tabloide campeão de vendas:

1)    Posicionamento
Ter claro o posicionamento da empresa – ou seja sua proposta de valor (se preço, atendimento etc), e de cada uma de suas bandeiras. A partir disso, são defnidas as estratégias para o tabloide

2)    Como definir a estratégia 
•    Em alguns momentos, a loja pode desejar atrair tráfego. Em outros, gerar lucro ou ainda adotar mais de uma estratégias ao mesmo tempo
•    O ideal é pensar em campanhas anuais de promoção. Isso permite negociar melhor com os fornecedores e definir ações de marketing conjuntamente
•    Importante: quem define estratégia, marcas e produtos é a rede. O fornecedor participa, mas não lidera o processo
•    Uma vez definidas as ofertas básicas, o supermercadista deve partir para estratégias mais sofisticadas, como tabloides temáticos ou sazonais (de Páscoa, Volta às aulas, Dia das Mães, Natal)
•    É essencial medir os resultados das ofertas e não apenas das marcas presentes no tabloide. O mais importante é avaliar o desempenho das categorias envolvidas, além do aumento do fluxo de clientes, o que pode ser feito com a análise dos cupons

3)    Configuração e layout
Capa
•    Optar por menos ofertas a fim de evitar confusão entre os consumidores
•    A capa deve conter as mais agressivas para ter maior impacto no cliente
Tamanho
•    Tabloides regulares não precisam ter mais do que quatro páginas, com no máximo 20 ofertas em cada uma
•    Especiais ou sazonais podem ser maiores, com até 12 páginas

Mix
•    Troque as ofertas a cada semana, se a loja for mais focada em perecíveis, e quinzenalmente se for abastecedora
•    Agrupe os produtos em soluções de consumo, como queijos e vinhos ou produtos de churrasco, dependendo da preferência do seu público

Informações
•    Inclua informações sobre sua loja, como um mapa mostrando exatamente onde ela está
•    Mescle produtos de diferentes departamentos para aumentar o fluxo de clientes e conduzir o consumidor a vários corredores

4) Principais erros
•    Incluir mais de uma marca de uma mesma categoria
•    Apresentar o mesmo item em várias páginas do tabloide
•    Usar o tabloide para escoar excesso de estoque
•    Não estimar corretamente a demanda do item em oferta
•    Criar tabloides com número excessivo de ofertas

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