P&G devolve dinheiro de quem comprar sabão líquido concentrado

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Por Redação SM - redacao@sm.com.br - 20/04/2017

A ação Experimento Grátis acontece no Rio de Janeiro e visa estimular o consumo da categoria

 

A P&G promove até o final de abril, em redes de varejo da Grande Rio de Janeiro, a ação Experimento Grátis que dá aos consumidores a possibilidade de reaver o dinheiro investido na compra do sabão líquido concentrado para roupa da marca Ariel, embalem de 630 ml. A promoção funciona a partir de um cadastro feito no portal da campanha com os dados da nota fiscal de compra do produto e do CPF do consumidor. O objetivo da fabricante é estimular o consumo do produto. 

Segundo Rodrigo Padilla, diretor de Ariel e Downy, diferentemente do amaciante concentrado, que já caiu no gosto dos brasileiros, o sabão líquido concentrado ainda enfrenta muitas barreiras de consumo. “Queremos quebrar essas barreiras proporcionando a experimentação gratuita do produto. Se tudo sair conforme o esperado, vamos expandir a ação para outras regiões do País que, assim como Grande Rio, apresentam baixo consumo da categoria”, diz Padilla. 

Participação nas vendas ainda é baixa
O sabão líquido concentrado para roupa representa hoje uma participação ainda pequena no mercado nacional de sabão para roupa. Enquanto o segmento em pó fica com 80%, o líquido 20%. Desses 20%, apenas 5% são de concentrados. Ariel já alcançou 12% das vendas de concentrados líquidos. 

Por outro lado, o amaciante concentrado para roupas já responde por 31% do mercado de amaciantes. No ano passado, apesar da crise, a participação desse segmento nas vendas da categoria de amaciantes avançou 13%. Só as vendas da marca Downy cresceram 20%, em valor. “Há seis anos, o segmento representava apenas 9% do mercado de amaciantes. Hoje, são 31%. Buscamos essa evolução com o sabão líquido concentrado para roupas”, afirma Padilla. 

Estratégias para educar o consumidor 
Segundo o executivo da P&G, outra estratégia da fabricante para estimular as vendas de Ariel líquido concentrado é associar o produto ainda mais à marca de amaciantes concentrados Downy. A ideia é que o público associe a qualidade e rendimento de um produto que já faz sucesso com o outro com a mesma proposta. “Para isso, desde o ano passado, já promovemos nas lojas a venda da solução completa de uso: amaciante e sabão concentrados - uma combinação perfeita”, explica. 

Também em 2016, a P&G lançou um Ariel líquido concentrado com toque de Downy e acrescentou às embalagens de seu sabão concentrado para roupas informações a respeito de seu maior rendimento versus a versão em pó. “Já está claro para nós que para o consumidor brasileiro é mais difícil essa transição. Então, também vamos continuar com ações que mostrem as vantagens do produto”, afirma.  

Fim da produção do sabão em pó para roupa
Com foco nos concentrados líquidos, em meados do ano passado, a marca Ariel anunciou a decisão de parar de produzir e comercializar a versão em pó do produto. “Chegamos a um ponto em que é difícil inovar com a versão em pó. Já o líquido concentrado tem enorme potencial até nesse sentido”, destaca Rodrigo Padilla. E ele não descarta que num futuro próximo a marca traga novamente ao Brasil a linha de sabão líquido concentrado em cápsulas, o Pods. “Fomos apressados e acabou não dando certo. Mas nada impede que ela volte quando o público estiver mais maduro”. 

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