Nova seção eleva venda de saudáveis em 28%

Avaliação:

(11 Avaliações)

Por Diego Pinheiro - diego.pinheiro@sm.com.br - 05/04/2016

Rede paulista Enxuto incluiu no setor, além dos diet e light, itens veganos e isentos de glúten e lactose

Seja por intolerância alimentar, busca por dieta saudável ou mesmo por crença, o fato é que os alimentos veganos (livres de ingredientes de origem animal), os sem glúten ou lactose, além, é claro, dos orgânicos, estão presentes na rotina de cada vez mais brasileiros. Outra boa notícia é que garantem margem média 15% superior à de suas versões tradicionais. Atento à oportunidade, Fernando Silva, gestor de categorias do Enxuto, decidiu incluir no sortimento das seis lojas da rede, no interior paulista, a seção Dietas Especiais, onde agrupou todos esses segmentos, incluindo os diet e light.

Isso foi há um ano e o retorno não poderia ser melhor. As vendas da nova seção cresceram 28% em volume, entre junho e dezembro de 2015. Silva também atribui o resultado ao fato de a área ser gerenciada. “Alguns desses segmentos são relativamente novos. Precisávamos entendê- los para oferecer um sortimento adequado”, explica. Todo o GC foi apoiado em dados de institutos como Nielsen, Kantar Worldpanel, e também do Guia Prático de Sortimento, de SM. Outro apoio veio da Jasmine, escolhida como capitã de categoria, devido ao seu amplo portfólio e ao bom trato com a rede.

Dietas especiais
Esse foi o nome escolhido para a nova seção dos supermercados Enxuto (SP). Nela estão reunidos segmentos saudáveis, como os de alimentos sem glúten ou lactose, veganos, orgânicos

Segundo Silva, Dietas Especiais conta com 160 SKUs, distribuídos em 48 categorias. “Buscamos uma variedade que atendesse todos os momentos de consumo – café da manhã, almoço, lanches e jantar,” diz. A nova seção fica localizada em áreas consideradas neutras, caso de FLV ou próximo ao corredor das commodities. Ela é dividida por segmento de produtos e sinalizada com placas para atrair público e agilizar a busca. De tempos em tempos, são promovidas ações no PDV em parceria com as marcas, como degustações, a fim de incentivar a experimentação. Nas redes sociais, a nova seção é promovida em meio à publicação de receitas e de dicas a respeito dos benefícios dos produtos com apelo saudável.

Das mais de 400 categorias disponíveis nas lojas Enxuto, as 108 consideradas mais estratégicas são gerenciadas. Um exemplo é cervejas especiais, cujo volume de vendas cresceu 16%, no primeiro bimestre de 2016, sobre o mesmo de 2015. Trimestralmente, Silva e sua equipe atualizam todo o mix das lojas. Os SKUs de baixa performance são retirados e substituídos por outros que tenham a ver com o público da rede. Para este ano, as categorias de perecíveis e congelados serão gerenciadas. “O piloto já está pronto e nosso objetivo é elevar a rentabilidade dessas seções”, conclui Silva.

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

O que você espera para as vendas de Natal deste ano?

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade