Use o Facebook a favor da carreira

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Por Nathalia Braga - 08/09/2015

Veja algumas recomendações de como se comportar na rede social para melhorar sua imagem no ambiente profissional

Apesar da existência de uma rede social voltada à carreira – o Linkedin –, os recrutadores também buscam informações sobre os candidatos em plataformas como o Facebook.  Segundo Celso Bazzola, especialista em recursos humanos, os perfis são consultados para identificar os assuntos acompanhados pelo profissional. Entre as informações mais analisadas, estão comentários, páginas curtidas e formas de conduzir as relações. Esses dados são avaliados e cruzados com outros, obtidos durante o processo de contratação.

Mas o Facebook também é acessado para acompanhar os colaboradores que já integram o quadro da empresa. Daí a necessidade de os profissionais tomarem cuidado com as postagens realizadas sobre o ambiente de trabalho, ainda que em tom de humor. Deve-se ainda evitar publicações associadas a baixos resultados e a motivos de faltas constantes. Já a favor do profissional conta, por exemplo, mostrar-se por dentro das tendências do mercado.

Segundo Bazzola, o pessoal de RH tem preparo para entender quais postagens referem-se a humor e quais são inapropriadas. Mesmo assim, ele recomenda alguns cuidados, pois as informações das redes sociais, embora não sejam tão essenciais nas decisões de demissão ou admissão, podem ter peso. Confira dicas listadas pelo especialista de como utilizar as redes sociais a seu favor:

1. Procure adicionar à lista de amigos pessoas que sejam profissionalmente interessantes. Ou seja, que possam contribuir para sua carreira, por exemplo, com novos conhecimentos.

2. Faça publicações sobre projetos e ações que tiveram bons resultados. Mas cuidado para não exagerar e passar a imagem de falta de modéstia. Também é recomendado marcar no post pessoas que fizeram parte da conquista. Convém pedir permissão aos envolvidos.

3. Priorize publicações que contribuirão positivamente para sua imagem profissional. Comente, curta e compartilhe temas relacionados à sua área de atuação.

4. Evite debates que não irão agregar conhecimentos ou que vão gerar apenas polêmica, sem chegar a uma conclusão.

5. Antes de curtir o que os outros usuários publicam, avalie se o conteúdo está de acordo com a imagem que você quer transmitir. Certifique-se de que a página ou post curtido não fazem incitações ao preconceito, entre outros.

6. Antes de escrever algo, analise se o conteúdo é relevante e confira a veracidade do que você quer passar. Leia os textos antes de compartilhar na timeline.

7. Não publique fotos que permitam julgamentos: baladas, roupa de banho, etc. Esse tipo de postagem pode contribuir negativamente para a imagem profissional. Mesmo com o bloqueio de visualização, há risco de outras pessoas compartilharem a foto. 

Veja mais sobre: Linkedin, Facebook

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