Tecnologia agiliza entregas de produtos

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Por Redação SM - 24/11/2015

A rede catarinense Bistek adotou uma plataforma da TOTVS que tornou mais rápido e certeiro o processo de entregas dos fornecedores

Desde o mês de abril deste ano, a Bistek Supermercados conta com uma ferramenta para organizar e agilizar o agendamento de entregas de seus 670 fornecedores. A empresa, que conta com 16 lojas e três centros de distribuição, implementou uma plataforma da TOTVS, fluig, para gestão de processos, documentos e identidades. Com a solução, a Bistek elevou a produtividade em 10%, além de manter um relacionamento mais dinâmico com os fornecedores.

 

Solução adotada pelo supermercado permite que notas fiscais com divergências sejam rejeitadas antes do agendamento da entrega

Solução adotada pelo supermercado permite que notas fiscais com divergências sejam rejeitadas antes do agendamento da entrega

Antes, o processo de agendamento era feito de forma manual por um funcionário responsável por atender os telefonemas. Ele verificava em uma planilha de Excel as datas disponíveis e, manualmente, estabelecia a data de entrega. A planilha era encaminhada ao centro de distribuição específico e, no ato da entrega, era feita a verificação da nota fiscal. Caso algum problema fosse encontrado em relação ao pedido ou à tributação, o processo de recebimento era interrompido, o que afetava todo o fluxo de trabalho.

Com a solução, a empresa passou a contar com um portal online no qual o próprio fornecedor agenda a entrega e inclui os dados da nota fiscal eletrônica. Uma vez registrado na plataforma, o agendamento é direcionado ao departamento de apoio comercial, que fica responsável por encaminhá-lo ao setor contábil, caso haja alguma divergência. Quando os dados estão corretos, a entrega é confirmada.

Para implementar o fluig, a rede investiu R$ 90 mil na licença, e hoje mantém um custo mensal de R$ 2.257. A implementação exigiu treinamento da equipe da Bistek e adequação da plataforma às necessidades da rede. Em abril, a rede rodou a primeira versão em seu CD de carga seca. Depois, com alguns ajustes, foi a vez do CD de frios e de duas lojas. “Em novembro, começamos a utilizar o fluig em mais três lojas e, a partir de janeiro, a plataforma estará sendo instalada nas 11 lojas restantes e no outro CD”, esclarece Tatiana Mendonça, diretora de TI da Bistek, satisfeita com os resultados alcançados.

A rede registrou no ano passado faturamento de R$ 720 milhões, e para 2015, prevê vendas de R$ 850 milhões.

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