5 posturas nocivas de Trump para carreira

Avaliação:

(2 Avaliações)

Por Redação SM - redacao@sm.com.br - 05/01/2017

Consultor da Michael Page analisa algumas das atitudes demonstradas pelo novo presidente dos Estados Unidos e como elas podem ser prejudiciais à carreira de um executivo


 
Donald Trump é um homem de sucesso. Porém, vale a pergunta: seu estilo e conduta profissional podem servir de inspiração para outros executivos? 
“Muitas das posturas de Trump podem gerar insegurança, baixa produtividade, tensão, problemas éticos e rejeição ao aprendizado no ambiente de trabalho. É um executivo de sucesso, mas com opiniões e posições antagônicas ao que se aconselha à carreira de um profissional”, explica Ricardo Basaglia, diretor executivo da Michael Page. 

O especialista lista cinco posturas do novo presidente americano que o tornam um antiexemplo para uma boa trajetória executiva:  

1- Hostilidade à cultura organizacional
O estilo de Trump desrespeita um dos conceitos mais importantes da vida corporativa: a cultura organizacional. Ele pratica o chamado “Trump Way”, uma visão de negócios baseada em suas próprias convicções. Entender a cultura da empresa faz parte do aprendizado de um profissional em qualquer etapa da carreira. “Quem não pratica isto pode ter uma carreira 

2- Feedback distorcido 
O novo mandatário americano inverte os valores do conceito de feedback: durante o seu reality show “O Aprendiz – na TV dos EUA” ele constrangia os candidatos, emitia feedbacks grosseiros, irônicos e improdutivos. “Emitir um juízo de valor sobre a conduta de um colega de trabalho é algo que exige preparo, confiança mútua e contexto adequado”, pontua Basaglia.
 
3- Indiferença ao engajamento 
Para o professor e escritor David Ulrich, um dos maiores especialistas em liderança do mundo, Donald Trump não sabe o que significa engajamento: “O primeiro elemento para o sucesso de uma empresa é gerar engajamento nos indivíduos, esse é o coração de qualquer transformação. É preciso estimular as pessoas que erraram a aprender com seus erros, em vez de punir ou demitir de forma drástica e agressiva, e isso é algo que até aqui tem definido o estilo de Trump”, diz. 

4- Politicamente incorreto 
Ter a capacidade de se relacionar com pessoas diversas deve fazer parte da agenda de todas as empresas. Trump fala mal abertamente de minorias, imigrantes, das preocupações com o meio ambiente. É um tipo de comportamento que eleva o nível de tensão em qualquer local.
 
5- Falta de visão sistêmica
A ideia de erguer um muro para separar os Estados Unidos do México é um bom exemplo de ausência de olhar do todo: na construção da carreira é inconcebível erguer barreiras entre você e o seu suposto problema. “Um muro inibe a percepção do todo. Em todos os níveis da carreira, quanto mais abrangente for a visão dos negócios, mais profundos e impactantes serão os resultados. Um muro impede o correto diagnóstico dos problemas, sejam eles quais forem. E também bloqueia relações, parcerias. Como um profissional pode progredir na carreira bloqueando relacionamentos?”, diz o consultor. 

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

Qual problema mais afeta a logística da sua rede?

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade