Já fez o planejamento estratégico para sua vida?

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02/01/2017

É tão importante quanto definir as metas para empresa, afinal ajuda a traçar seu futuro profissional e pessoal

O planejamento estratégico é uma ferramenta bem conhecida no mercado, usada pelas empresas para alcançar resultados esperados no curto e médio prazos. Serve também como bússola na hora de adaptar as decisões às mudanças que podem surgir. Levar essa ferramenta para a vida profissional e a vida pessoal pode ser bem interessante. Sergio Chaia, que já foi presidente da Nextel, Sodexho Pass, vice-presidente para a América Latina da Symantec, integra vários Conselhos e autor do livro Será que é possível?, desenvolveu seis passos para aplicar os instrumentos de planejamento estratégico à vida pessoal e profissional, e que vão ajudar na conquista de objetivos, evolução da carreira, a ter mais qualidade de vida, entre outras coisas. Acompanhe:

 

1. Pergunte sempre “Quem sou eu?”
Deixar de lado a versão colocada no currículo e reflitir verdadeiramente sobre as qualidades, deficiências e história de vida. Questionar o que foi feito para chegar até aqui? O que foi superado? Quando houve falha? O que foi conquistado até agora? Quais foram os momentos mais marcantes da trajetória? É possível achar algum comportamento padrão que permeia os grandes eventos da vida? Analisar e colocar no papel, da maneira mais detalhada possível, os pensamentos.

2. O que quero ser e onde quero estar daqui a três anos? 
Descrever com detalhes como você quer se ver nesse período. Que posição estará ocupando, em que tipo de empresa, em qual país? Que cursos terá feito? Que viagens realizou ou quais as novas línguas aprendeu? Use o bom senso, temperado com um toque de desafio, na hora de decidir o que quer para você. Depois dos dois primeiros passos, escreva na parte de cima de uma folha as características e competências que você quer manter e quais você pretende acrescentar. Na parte de baixo escreva o que quer deletar ou mudar em você. Esse exercício é interessante, pois aumenta o autoconhecimento e dá maior clareza àquilo que você deseja fazer daqui para frente.

3. Quais são as cinco prioridades para os próximos três anos? 
Dessa resposta, irão surgir os focos e as áreas onde será canalizada a energia daqui para frente. Tentar não colocar mais do que cinco prioridades – se necessário, até reduza para três. É hora de fazer escolhas. Quem diz que vai fazer tudo acaba não realizando quase nada.  

4. Defina cinco metas para 2016
Nesta fase, é hora de definir que curso fazer? Quem pode ser meu mentor em um tópico no qual ainda sou falho? Estabelecer, por exemplo, se quer estar entre os top 10 de vendas e o que fazer para alcançar isso? É interessante incluir metas pessoais. Fazer mais exercício, melhorar o relacionamento com alguém, ser mais bem-humorado ou mais paciente, se esforçar para ter mais tempo e rever amigos de infância... Detalhes são importantes, pois darão clareza às metas.

5. Formalize a lista de desejos, para  virar compromisso
Tudo o que é escrito tem mais chance de ser realizado, porque aumenta o compromisso. Então, escrever cada passo do planejamento e guardar (ou salvar) em um local de fácil acesso é recomendado.

6. Faça um checking-point a cada 15 dias
Mesmo que você faça com rigor os cinco passos acima, há boas chances de que pouco disso se realize.  Afinal tanta coisa muda todo dia em nossas vidas. Uma forma de aumentar as chances de bater metas é se perguntar (e responder) a cada 15 dias o que foi feito em favor de cada um dos objetivos traçados. Uma dica é programar um lembrete no smartphone. O autogerenciamento aumenta o foco do que precisa ser feito. 

Segundo Chaia, muitas pessoas podem pensar que fazendo isso a vida delas vai estar tão regrada e cheia de metas que vai ficar chata. Afinal, já existem metas suficientes a cumprir na empresa. Por que, então, arranjar mais algumas? “Porque saber onde investir energia é crucial. Há o tempo para a empresa. E deve haver o tempo para você e para quem está ao seu redor. O objetivo, afinal, é a vitória completa, no trabalho e na vida”, destaca o executivo.

Fonte: Época Negócios

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