“Vamos perseguir de forma incansável o crescimento fora de SP", diz Gilberto Xandó, presidente da Vigor

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Por Adriana Silvestrini - adriana.silvestrini@sm.com.br - 14/03/2017

No ano em que completa 100 anos, a fabricante paulistana de alimentos lácteos alcança distribuição nacional, reposiciona marca e inova em produtos

Gilberto Xandó, presidente da Vigor Alimentos em evento de 100 anos da marca 

Encontrar produtos da marca Vigor nas gôndolas dos principais supermercados brasileiros é algo novo para o consumidor que vive longe de São Paulo. Até o ano de 2009, 83% das vendas eram feitas somente na capital paulista. Sete anos depois, o percentual caiu para 50%. A vontade da empresa é que esse número reduza ainda mais – cerca de 35% até 2020. “O mais interessante é que os supermercadistas de todo o País já conheciam os produtos da marca Vigor, só não tinham os itens nas gôndolas de seus supermercados. Miramos nosso crescimento fora do Estado. É isso que vamos perseguir de forma incansável”, afirmou empolgado Gilberto Xandó, presidente da Vigor Alimentos, durante festa de comemoração do centenário da fabricante em evento realizado nesta segunda-feira (13/3) na cidade de São Paulo. 

A nova trajetória da Vigor visa o longo prazo. “Poderíamos permanecer confortáveis nos segmentos em que dominamos, mas conhecemos o potencial do mercado brasileiro. Sabemos que ainda há muito espaço para crescer”, comenta Xandó. Luis Gennari, diretor comercial da empresa, completa a fala de Xandó com exemplos e números. “A Rede Mundial, do Rio de Janeiro, vendia antes apenas 5 skus, hoje eles possuem a linha completa. Como a nossa distribuição era praticamente paulistana, a expansão se deu gradualmente partindo para os estados ao redor de São Paulo e depois para as outras regiões do País”, diz Gennari. Os dois ressaltam que para muitos varejistas ainda o iogurte é o cartão de visita mas a fabricante abre o leque de outras categorias como queijos e margarinas e “o negócio acaba sendo bom para ambas as partes”. 

Além de expandir a distribuição pelo País, a Vigor Alimentos aproveita o aniversário centenário para renovar sua estratégia de negócios. Cerca de R$ 20 milhões foram investidos no reposicionamento de sua marca institucional. De acordo com  Xandó, a mudança está baseada em quatro pilares: novo posicionamento, nova logomarca, novas embalagens e nova comunicação. “O objetivo é consolidar a Vigor Alimentos como uma das maiores empresas de lácteos do mercado brasileiro”, disse o presidente da empresa, que admitiu que a Vigor - que faturou R$ 6 bilhões em 2016 - recebeu proposta de compra da multinacional Pepsico, mas negou que a companhia de lácteos, controlada pela J&F, esteja à venda.

"Empresa que está para ser vendida não faz tudo que estamos fazendo. Não há interesse em preparar a empresa para vender. Estamos preparando a empresa para os próximos 100 anos. E pelo nosso histórico nós compramos não vendemos", afirmou. 

Para isso, a empresa investiu em pesquisas junto aos consumidores. A mudança teve início pelo seu principal ícone: a logomarca. A Vigor adotou uma identidade visual mais contemporânea. Já a assinatura mudou para: “Vigor. Descubra esse Sabor”. Trata-se de um posicionamento que convida a experimentar e a descobrir toda a qualidade dos produtos da marca. “Nosso objetivo é criar uma experiência pessoal rica, sensorial, estimulante e próxima do consumidor. Proporcionar sentimentos de admiração, prazer e confiança”, comenta Anne Napoli, diretora de marketing da companhia. 

A mudança proposta pela Vigor também prevê uma alteração completa de todas as embalagens que compõem o seu portfólio: dos requeijões e iogurtes até os queijos especiais e margarinas. 

Novidades que só tem no Brasil

Só este ano, serão lançadas dez grandes novidades. O destaque fica por conta do Vigor Grego Pedaços: o único do país com generosos pedaços de frutas naturais, sem corantes e sem aromatizantes. Os sabores são: Damasco, Coco e Cranberry. Segundo toda diretoria da Vigor, trata-se de um produto jamais visto nas gôndolas brasileiras. “Nem em gôndolas no mundo todo”, completa Xandó. De acordo com Annne, o consumidor já comentava que cortava os pedaços maiores de frutas e misturava com o iogurte grego. “Daí resolvemos produzir esse produto pronto para atender esse desejo do consumidor”, completa. 

Outro lançamento é o Cream Cheese Danúbio Aerado, que também, segundo a marca, detém o título de primeiro e único do País. A novidade passa por um processo que deixa o creme mais leve do que a versão tradicional. Além disso, carrega o sabor marcante, já conhecido pelos consumidores da marca.  

“Com todas essas novidades, queremos atrair o consumidor que ainda não nos conhece, que não experimentou nossos produtos. Queremos que ele descubra o sabor, que é a nossa nova assinatura. E, claro, reconquistar a cada momento quem já é nosso consumidor”, finaliza Anne. 

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