Vendas dos supermercados paulistas têm alta de 4,74% em setembro

Avaliação:

(2 Avaliações)

Por Redação SM - redacao@sm.com.br - 10/11/2017

É o que aponta levantamento feito pela APAS

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo (deflacionado pelo IPS/FIPE), que, no conceito de todas as lojas - que consideram todas as lojas criadas no período pesquisado - houve alta de 4,74% no acumulado de janeiro a setembro de 2017 no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Se for considerado somente o mês de setembro deste ano, houve alta de 10,74% em relação ao mesmo mês de 2016, e alta de 3,24% ante a agosto de 2017. Os dados foram apurados pela pela APAS (Associação Paulista de Supermercados).

Já no conceito de mesmas lojas - que consideram as lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses - demonstrou crescimento de 1,74%, de janeiro a setembro de 2017, no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

“Diante destes dados vemos que as vendas dos supermercados estão respondendo ao cenário econômico melhor que o de 2016. Algumas das causas podem ser a queda do desemprego, que desde o primeiro trimestre caiu de 13,7% para 12,6%;  os  juros, que caíram de 13% em janeiro de 2017 para 7,5% em outubro; o endividamento das famílias, que vai amplificando-se, permitindo mais espaço para consumo; e a inflação medida pela APAS/FIPE, que atingiu o segundo recorde desde 1994 em queda acumulada na ordem de 2,90% para setembro”, avalia Rodrigo Mariano, economista da APAS.

Segundo estimativas da entidade, caso não haja deterioração no cenário político atual e se mantenham constantes as variáveis econômicas, o Natal de 2017 promete ser bem melhor que os de 2015 e 2016, com aumento de 1,5% a 2% na comparação anual.

Veja mais sobre: vendas, supermercados, paulistas

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

O que você espera para as vendas de Natal deste ano?

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade