Reestruturação com base em clientes e funcionários

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Por Viviane Sousa - 18/12/2014

José Eduardo de Carvalho - Violeta Supermercado (SP)

Visitas a outros supermercados e preocupação em ouvir diariamente clientes e funcionários estão entre as atividades que José Eduardo de Carvalho fez questão de não abandonar em seus quase 20 anos como diretor comercial do Violeta Supermercado, com quatro lojas na Grande São Paulo. Foram esses hábitos que ajudaram a ele e sua família a levar a rede aonde está hoje. "Em meio a uma reestruturação em diferentes áreas e reforma de unidade, também estamos nos preparando para inaugurar a quinta filial já no primeiro semestre de 2015", conta. Para este ano, a expectativa é de ter alta real de 5% no faturamento. Entre as medidas que contribuirão para isso está a ampliação da área de vendas da primeira unidade, que passou de 550 para 1000 m² – melhoria implantada a partir de conversas com o público. Os setores de perecíveis foram os que ganharam maior espaço.

Outra mudança comandada pelo varejista foi o reforço da área de RH, que saiu de dois funcionários para dez nos últimos dois anos. Foram contratados profissionais especializados e um psicólogo. Também foi realizada há poucos meses a primeira pesquisa de clima organizacional, com o objetivo de solucionar problemas que provocam turnover. "Os resultados complementarão as conversas com os funcionários", afirma Carvalho. Nesses bate-papos, ele constatou a necessidade de instalar uma cozinha industrial para preparar as refeições dos colaboradores, tornando- as mais saudáveis. E não para por aí: foi introduzido o setor de controladoria, a fim de acompanhar, entre outras coisas, a performance de vendas das seções. O departamento de auditoria também é novo. Semanalmente, profissionais avaliam processos nas lojas, dando notas de acordo com o desempenho. Isso permite realizar correções e assim reduzir custos, ruptura, perdas e estoque virtual, além de melhorar atendimento e processos de compra e recebimento. Desde então, as notas de desempenho das lojas subiram de quatro para 8,6. Em 2015, o Violeta ganhará uma equipe de marketing, que, certamente, ajudará a ampliar mais os resultados.

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