Sports Media

Vídeo: gambá é flagrado no São Januário na estreia do Vasco no Brasileirão

Conheça quem é Fernando Seabra, novo treinador do Cruzeiro

Após 14 jogos de Nicolás Larcamón no comando do Cruzeiro, a diretória da Raposa optou por romper o contrato com o treinador e já anunciou o seu substituto, o velho conhecido da torcida Celeste, Fernando Seabra. O técnico já estreia pelo Cruzeiro nessa quinta-feira (11), pela Sul-Americana contra o Alianza Petrolera

Apesar de ser treinador desde 2011, Seabra fez boa parte da sua carreira nas categorias de base tendo apenas três experiências no profissional, em 2022 pelo Deportivo Brasil, antes de assumir o sub-20 do Cruzeiro, e o RB Bragantino II, seu último trabalho, além do Cruzeiro, onde foi peça fundamental na permanência e a classificação da Raposa para a Sul-Americana, quando assumiu a equipe na reta final do Brasileirão de 2023.

Apesar do sucesso, a diretória do Cruzeiro optou por não seguir com Seabra para a temporada de 2024. Com proposta apenas para o sub-20 da Raposa, Fernando optou por ir para o RB Bragantino II visando ganhar experiência no futebol profissional. Pela equipe Paulista, o treinador foi eliminado nas quartas de final do Paulistão A3, após 15 jogos – 8 vitórias, 2 empates, 5 derrotas (57,77% de aproveitamento).

Além do Deportivo Brasil, Cruzeiro e RB Bragantino II, Seabra treinou o RB Bragantino Sub-20 e Sub-18, Corinthians Sub-20, Athletico-PR Sub-17, Desportivo Brasil Sub-20 e o Cruzeiro Sub-20.

Pela base da Raposa, Seabra foi bicampeão mineiro sub-20, em 2022 e 2023, campeão da Copa do Brasil Sub-20, em 2023 e vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2024.

Estilo de jogo

Apesar de dividir o comando técnico com Paulo Autuori, Fernando Seabra era o grande responsável por comandar os treinos e armar a equipe do Cruzeiro na reta final do Brasileirão de 2023.

Na ocasião, Seabra usou um esquema de 4-3-3 com 3 volantes, sendo o Lucas Silva, o mais avançado deles, atuando quase como um meia. Outra mudança que o treinador pode fazer é quanto ao posicionamento de Matheus Pereira, que, com Seabra atuava mais aberto, quase como um ponta, flutuando pelo meio.

Pelo sub-20 da Raposa, Seabra optava por um estilo de jogo diferente e mais pragmático do que a SAF do Cruzeiro prega e da linha de pensamento dos antigos treinadores, tanto Larcamón, quanto Pepa e Pezzolano.

Últimas notícias