Alimentos práticos mantêm bom ritmo de expansão

Avaliação:

(5 Avaliações)

Por Luciana Mendonça -

Categorias como pratos prontos congelados e sorvetes cresceram na casa de 17% em volume no ano passado, segundo dados da Kantar Worldpanel

Apesar do cenário econômico ruim, que começou a ser desenhado no ano passado, o consumo de alguns produtos com maior valor agregado continuou em expansão. É o caso dos congelados, que cresceram 13,9% em volume sobre 2013. Nesse segmento não estão incluídos pratos prontos e pizzas congeladas, cuja alta foi de 17,4%. Também tiveram aumentos expressivos sorvetes (com 17,1%) e massa fresca (12,1%). Os dados são de pesquisa realizada pela Kantar Worlpanel.

Segundo o instituto, o que impulsionou as vendas desses produtos foi o fato de as pessoas terem reduzido a alimentação fora de casa. Isso aconteceu porque as famílias estão mais endividadas. De acordo com a Kantar Worldpanel, elas gastam 49% mais do que ganham.

Outro fator que incentivou a compra de itens como esses foi o apelo à praticidade. Para Carolina Andrade, executiva de marketing da empresa, esse atributo passa a ser mais valorizado devido ao fato de haver cada vez mais mulheres no mercado de trabalho. “A dupla jornada faz com que elas precisem otimizar suas compras, e os congelados facilitam isso”, avalia.

Para este ano, a expectativa é de que esse tipo de categoria continue em alta, mesmo diante das incertezas da economia. Segundo Carolina, esses produtos serão mantidos no carrinho de compras, porém em menor freqüência e/ou volume.

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

Com soluções diferenciadas e muitas vezes a um custo mais acessível, as startups têm ajudado empresas de diferentes setores a resolver os problemas mais diversos. Diante disso, você já pensou em ter uma startup como parceira do seu supermercado?

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade