Higiene e beleza foi a seção com maior queda na margem bruta em 2016

Avaliação:

(18 Avaliações)

Por Redação SM -

Concorrência com farmácias levou a excesso de promoções no varejo alimentar


A seção de higiene e beleza teve recuo 6,8 pontos percentuais na margem bruta no ano passado, alcançando 30%. A queda é superior ao total das seções, que foi de 4,4%. É o que aponta pesquisa realizada por SM com mais de 300 supermercadistas de todo o País. 

O motivo para o recuo na seção de hibe foi principalmente a concorrência com as farmácias. Isso levou os supermercadistas a aumentar a quantidade de ofertas na seção. Segundo o estudo de SM, de 14 departamentos analisados, 11 tiveram retração. Cresceram apenas as áreas de padaria, bebidas não alcoólicas e mercearia de alto giro. Confira abaixo:

Seções

% Margem bruta 2016

Variação em pp*

Total das Seções

27,50

4,4

Higiene e beleza

36,79

-6,79

Hortifrútis

37,72

-6,3

Mercearia doce

33,24

-5,24

Açougue

29,61

-4,61

Matinais

28,34

-3,34

Limpeza

31,25

-3,25

Bebidas alcoólicas

24,22

-2,22

Congelados/resfriados

31,95

-1,95

Congelados Lácteos

28,63

-0,63

Descartáveis

40,22

-0,22

Bazar

40,22

-0,22

Merceria alto giro

23,98

1,02

Bebidas não alcoólicas

23,29

1,41

Padaria/confeitaria

48,03

1,97

*pontos percentuais – 2016 x 2015


Para entender o que aconteceu com as seções que mais caíram em margem bruta em 2016, aguarde a edição impressa de abril de SM, que circula a partir do dia 13 de abril. 

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

Com soluções diferenciadas e muitas vezes a um custo mais acessível, as startups têm ajudado empresas de diferentes setores a resolver os problemas mais diversos. Diante disso, você já pensou em ter uma startup como parceira do seu supermercado?

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade