Saiba como ter ideias novas no trabalho

Avaliação:

(2 Avaliações)

Por Redação SM -

Especialista recomenda se inspirar em soluções encontradas por outras empresas, de qualquer setor

As famosas reuniões de brainstorming, nas quais os participantes falam ideias que vêm à cabeça e todos ajudam a lapidar as propostas, não são a melhor forma de conseguir ideias novas no trabalho. Quem afirma isso é o designer americano Jake Knapp, especialista em resolução de problemas e autor do livro "Sprint - O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias" (Editora Intrínseca, 320 págs., R$ 29,90).

Para ele, essas reuniões produzem resultados rasos, uma vez que a busca pelo consenso faz com que as propostas sejam muito diluídas para agradar a todos. E, muitas vezes, acabam sendo aprovadas ideias não tão boas apenas pelo fato de terem sido sugeridas por alguém com fama de criativo ou especialista naquele assunto. Conversando com diversas equipes, o designer descobriu que as melhores ideias não surgiram em reuniões, mas em momentos que a pessoas estava sozinha, muitas vezes fora do ambiente de trabalho.

Na visão de Jake Knapp, a melhor forma de ter ideias novas no trabalho é criar uma biblioteca de boas referências, com exemplos bem-sucedidos para resolver aquele problema. "Fazemos isso olhando não o que a líder do seu setor já faz, mas o que uma organização que sofreu muito com a mesma questão fez para solucioná-la, não importa a área", explica.

O especialista exemplifica seu raciocínio: "Uma pessoa que trabalha em uma instituição financeira e está criando um produto cujo sucesso depende da confiança do cliente pode observar o caso da Uber, por exemplo, que teve sérios problemas com isso. Vale ver como eles estruturavam as mudanças para melhorar a segurança dos seus passageiros e dos motoristas, em vez de olhar para outros bancos", afirma Knapp, que cita também o exemplo de um e-commerce de café, com o qual trabalhou, que melhorou a descrição dos produtos no site após observar o que lojas de chocolate e vinho faziam para descrever o sabor e a textura de seus produtos.

Fonte: Folha de S. Paulo

Veja mais sobre: criatividade, ideias novas

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE

Com soluções diferenciadas e muitas vezes a um custo mais acessível, as startups têm ajudado empresas de diferentes setores a resolver os problemas mais diversos. Diante disso, você já pensou em ter uma startup como parceira do seu supermercado?

GPS - Guia prático de sortimento

Aqui você pode navegar por todas as seções e categorias de produtos. Utilize um dos filtros abaixo para visualizar as informações:

BUSCAR
Publicidade